quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ANÁLISE SWOT

Às vezes é necessário reconsiderar as estratégias de negócios, para avaliar nossa posição e os prospectos de nossos produtos ou empresas em relação ao mercado. Às vezes é necessário analisar novas idéias e propostas – e o sentimento é o de como se fôssemos um comandante no meio do campo de batalha – e isto é necessário para avaliarmos o terreno para as batalhas que estão por vir, ponderar sobre posições vantajosas e desvantajosas, estimar as forças e pontos fortes do oponente.

A aplicação da análise Swot lhe permite sistematizar todas as informações disponíveis e obter uma leitura transparente do ”campo de batalha”, de modo a poder tomar uma decisão balanceada.

SWOT é uma sigla que indica a primeira letra das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças) e é uma definição das fraquezas e fortalezas de uma empresa, bem como as oportunidades e ameaças inseridos em seu ambiente.
Seguem alguns exemplos de assuntos para a aplicação da análise SWOT:
- A empresa (sua posição no mercado, viabilidade comercial, etc...)
- Um método de distribuição
- Uma marca ou produto
- Uma idéia de negócio
- Estratégias para penetrar em um novo mercado ou o lançamento de um novo produto
- Uma oportunidade de expansão do negócio
- A escolha de um parceiro potencial
- A escolha de um fornecedor
- Uma estimativa de oportunidades de investimento.

Um Swot clássico se parece com uma tabela feita de células onde se elencam os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças.


Pontos Fortes Oportunidades
Pontos Fracos Ameaças

Isto pode parecer fácil – completa-se a tabela e a análise SWOT está pronta. Mas os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças podem se acumular tanto a ponto de não conseguirmos distinguir qual deles tem uma maior ou menor importância.

É nestes casos que a técnica de Mapas Mentais pode trazer uma vantagem interessante. Uma representação visual da informação pode facilitar o processo de entendimento e lhe permite alocar os pontos e idéias mais importantes, resultando em uma análise SWOT realmente útil e eficaz.

Comece um Mapa com com um modelo similar a este:




Adicione as informações necessárias nos tópicos correspondentes, na forma de sub tópicos.



É possível alternar de forma fácil e rápida a ordem dos subtópicos, de forma a priorizar uma ou outra informação.



A comparação entre pontos fortes e fracos junto com as oportunidades de mercado e ameaças lhe permitirá responder as seguintes questões:

1. Como posso tirar vantagem das novas oportunidades, utilizando meus pontos fortes?
2. Quais pontos Fracos posso melhorar?
3. Com quais pontos fortes é possível neutralizar as ameaças?
4. Quais ameaças, aliadas às fraquezas, preciso temer mais?

Respostas a estas idéias, bem como novas idéias e planos que apareçam durante o seu trabalho podem ser incluídas nos subtópicos. Então, qualquer detalhe importante, idéia ou perspectiva não escapará à sua atenção.

Ao terminar de preencher a Análise SWOT, você descobrirá que:

- Definiu as direções básicas de desenvolvimento para o seu negócio, fazendo uso de novas oportunidades
- Formulou os problemas básicos de sua empresa que necessitam de uma rápida solução para o melhor desenvolvimento de seu negócio.

Conclusão

Logo, após ter realizado uma Análise SWOT você será capaz de observar as vantagens e os pontos fracos de sua organização de maneira mais transparente, bem como sua situação perante o mercado. O Uso da técnica de mapeamento mental para desenvolver uma Análise SWOT irá lhe ajudar a estruturar a informação disponível da sua companhia ou um produto no mercado, bem como ter uma boa visão de sua situação atual e do desenvolvimento de seus prospectos.

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