quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Consultoria on-line. Como se faz?

Esta é para a turma de Logística principalmente. Vejamos o que diz Vítor Alberto Klein, da Trend Consultoria:
"Concordo que a consultoria on-line funcione sim, e trata-se de uma tendência para os próximos anos, pois com os recursos tecnológicos existentes (e aqueles que ainda virão), nada impede que esta forma se torne bastante eficiente e eficaz.
Hoje podemos fazer apresentações on-line com um grupo enorme de pessoas, de forma interativa, apresentando materiais (power-point, relatórios etc.), tudo em tempo real, com webcam, sons etc. A utilização do skype e de outros meios (eu me referi a este que é gratuito) é extremamente vantajosa.
Mas como já dito, cada caso é um caso. Haverá situações onde a presença do consultor "in loco" se fará sempre necessária, mas quanto mais otimizado se tornar este processo on-line, menor se tornará esta necessidade. Não podemos nos esquecer da questão do "olho no olho", não virtualmente, mas presencialmente.
O que impede que, eu como consultor, residente em Porto Alegre, possa oferecer consultoria on-line a um cliente em Manaus? Nada! Imaginem os ganhos de idas e vindas (locomoção, hospedagem e etc).
Contudo precisamos (de alguma maneira) conhecer MUITO BEM os processos de negócio da Organização, sua estrutura, sua cultura, suas estratégias, sua forma de atuação, seus pontos fortes e fracos, seu mercado, seus principais colaboradores e assim por diante. Cabe a cada um estabelecer até que ponto todos estes aspectos possam ser levantados e considerados de forma "não presencial". As vídeo-conferências, já tão utilizadas por inúmeras empresas, o que são? São formas de treinamento, de alinhamento estratégico, de nivelamento de informações e etc, das várias unidades de negócios espalhadas até pelo mundo.
Utilizo muito o termo: A.C.V.I.M., como sendo a tendência atual:
A - Acessibilidade
C - Conectividade
V - Virtualidade
I - Interatividade
M - Mobilidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário